domingo, 27 de março de 2011

A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES

Senão todas, quase todas as profissões apresentam em suas práticas, algo de Matemática. É claro que em algumas a Matemática aparece de forma mais intensa e em outras em menor intensidade, porém difícil é aquela que nada a possui. Abaixo, temos algumas das mais tradicionais profissões.

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

A administração e, antes de tudo, planejamento, organização e controle. Logo, habilidade com números, espírito de liderança, capacidade de argumentação são atributos indispensáveis ao administrador.

Nos dias de hoje, um número cada vez maior de empresas privadas e publicas tem contratado profissionais dessa área, pois da atuação destes depende a produtividade e a competitividade nos empreendimentos, o capital investido e o próprio progresso econômico e social. Diante das exigências do mercado, da irreversível globalização da economia, do crescimento das atividades baseadas em alta tecnologia, o papel do administrador vem se tornando imprescindível.

O administrador pode atuar em cargo executivo, como empreendedor, como instrutor de programas de desenvolvimento gerencial e pesquisador. Na prática, ele elabora e aplica políticas econômicas, administrativas, implementa novos programas de ação, prepara planos de ação, prepara orçamentos para projetos e laudos, planeja e controla pesquisas, desde a montagem até o tratamento estatístico. Pode, ainda, analisar a estrutura de uma organização, classificar cargos do pessoal e verificar sua adequação à estrutura a ao porte da empresa.

A matemática constitui um instrumento de trabalho fundamental para os profissionais da área. O administrador precisa de um amplo domínio da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende, em grande parte, da exatidão dos números.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A biologia nada mais é do que o estudo da vida e dos seres vivos em suas diferentes manifestações. Cabe ao biólogo a classificação dos seres vivos de acordo com suas características, distribuição geográfica e ambientes em que vivem. O estudo dos efeitos de substâncias tóxicas e não tóxicas e de bactérias e microorganismos sobre os organismos vivos são também atribuições desse profissional, cujo trabalho está intimamente ligado ao mistério que cerca a formação da vida na natureza.

As especialidades nas quais a biologia se subdivide são basicamente: zoologia, botânica, fisiologia, bioquímica, biotecnologia, genética e ecologia.

O curso de Ciências Biológicas oferece duas opções de formação universitária: bacharelado ou licenciatura.

O biólogo está habilitado para formular estudos sobre o meio ambiente (preservação e saneamento), assessorar e prestar consultoria desde que dentro de sua especialidade realizar perícias e emitir pareceres.

Esse profissional pode prosseguir carreira acadêmica no caso de optar pela licenciatura - ou trabalhar em museus, zoológicos, jardins botânicos, entidades de reflorestamento, entidades governamentais de pesquisa, além de estar apto para atuar nos ramos alimentício, farmacêutico, de açúcar, de álcool e de extração vegetal.

A matemática é importante para a sua formação e para o seu desempenho profissional, ocupando uma função complementar em seu currículo.

ARQUITETURA

Há séculos a arquitetura encanta o mundo com suas criações. Se em outros tempos os profissionais da área se valiam unicamente da estética e plasticidade para realizar seu trabalho, o arquiteto moderno dispõe de todos os avanços tecnológicos oferecidos pela ciência para proporcionar à Arte condições de se expandir cada vez mais. Hoje, a arquitetura pode ser definida como arte e tecnologia, estética e plasticidade a serviço do homem e do seu bem-estar.

A tarefa do arquiteto é ampla e não está ligada somente aos detalhes externos das construções. A ordenação dos espaços interiores, o tipo de material utilizado, problemas relativos à temperatura e à iluminação dependem de seus conhecimentos para serem resolvidos.

Assim, o arquiteto é também responsável pelo conforto, funcionalidade e higiene de uma construção, seja esta um museu, uma mansão, uma escola, seja um conjunto habitacional.

As atividades profissionais do arquiteto estão relacionadas, a priori, com edificações, conjuntos arquitetônicos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional.

O profissional moderno, no entanto, cria também logotipos para empresas e produtos, capas de livros, fachadas de lojas, estandes de exposição, entre outros, demonstrando, assim, o quanto pode ser diversificada a sua atividade.

A matemática é essencial para que o arquiteto possa desenvolver o seu trabalho, e sem ela não seria possível a construção da mais simples casa ou mesmo de um pequeno jardim de inverno.

ENGENHARIA

A engenharia propriamente dita pode ser definida como "a arte de aplicar conhecimentos e habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processo: para a conversão de recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas". Assim, a engenharia divide-se em vários ramos, abrangendo diversos segmentos do mercado de trabalho. Os ramos mais conhecidos entre nós são:

- a engenharia civil, à qual cabe a criação de projetos e a construção de edifícios, estradas, túneis, metrôs, ferrovias, barragens, portos, aeroportos, usinas, entre outros;

- a engenharia de computação, que projeta, especifica e organiza sistemas computacionais;

- a engenharia elétrica, que é responsável pela computação microeletrônica, pelas usinas hidrelétricas e pelos sistemas de telecomunicações;

- a engenharia mecânica, responsável pelo desenvolvimento de elementos de máquinas e máquinas completas e pela criação de dispositivos mecânicos;

- a engenharia metalúrgica, à qual cabe o conhecimento da estrutura e da propriedade dos metais, dos fundamentos físico-químicos das reações e dos princípios de fenômenos de transporte;

- a engenharia química, que atua na indústria química, petroquímica, alimentícia e em diversos outros setores industriais;

- a engenharia de alimentos, responsável pelos processos industriais da área alimentícia: enlatamento, refrigeração, conservação e preparo dos produtos.

Além desses, a engenharia tem muitos outros ramos: naval, florestal, cartográfico, de produção, de materiais e de minas.

A matemática é imprescindível à formação desses profissionais, é parte integrante e constante do seu trabalho. Sem ela, nenhum ramo da engenharia poderia existir.

ODONTOLOGIA

Durante muito tempo, as atividades básicas da odontologia foram executadas por pessoas não qualificadas, como barbeiros e ambulantes, que tratavam dos dentes das pessoas em instalações precárias, sem as mínimas condições de higiene e sem fazer uso de nenhum tipo de anestesia.

No entanto, desde a formação da primeira escola dentária (em 1840, nos Estados Unidos) até os dias de hoje, o progresso da odontologia tem sido notável e muito rápido.

Definida como a ciência encarregada de prevenir, diagnosticar e tratar enfermidades, deformações, lesões nos dentes e tecidos bucais, a odontologia moderna divide-se em várias especializações: periodontia, ortodontia, endodontia, odontopediatria, implantodontia, prótese, dentística, cirurgia e odontologia preventiva e social.

O dentista está habilitado a exercer sua profissão como clínico geral ou como especialista - título este obtido através de cursos que podem ser feitos após o término da graduação.

O profissional dessa área pode montar consultório próprio ou trabalhar em clínicas particulares, escolas, empresas, prontos-socorros, policlínicas, creches, hospitais públicos e privados.

No Brasil, o campo de trabalho para o dentista é - pelo menos em termos numéricos - bastante vasto. Tanto a odontologia preventiva quanto as demais especialidades dessa profissão são muito necessárias para que seja possível reduzir a lamentável estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual 99% da população brasileira têm cáries nos dentes.

A matemática serve ao dentista para calcular composições de amálgamas, posologias, doses de anestésicos e também para auxiliar no dimensionamento de próteses e aparelhos corretivos.

DIREITO

Com base nas leis e na Constituição do país, o advogado é o profissional legalmente habilitado para representar e defender os interesses de seus clientes em qualquer juízo ou tribunal e também nas questões não judiciais.

Sempre sujeito a um código de ética, o advogado é o único que pode elaborar e subscrever petições iniciais, contestar memoriais, razões, minutas e contraminutas em processos, entrar com habeas-corpus, recorrer nas decisões judiciais, fazer contratos e exercer defesa.

No entanto, para o exercício da profissão após a conclusão do curso, é necessário fazer estágio e submeter-se a um exame da OAB - entidade que exerce função de fiscalizadora da capacitação dos profissionais da área.

O bacharel em Direito pode dedicar-se à área jurídica, tornando-se delegado de polícia, promotor de justiça ou juiz de Direito. Como promotor, elabora pedido, contestações, réplicas, memoriais. Na área de magistratura, pode atuar como juiz, desembargador ou ministro. O ingresso nessas carreiras é feito através de concurso público.

Há, ainda, outras opções para o advogado, como trabalhar em assessoria e consultoria jurídica de empresas públicas e privadas ou o magistério superior, caso escolha a carreira acadêmica.

A matemática possui um papel complementar - porém importante no dia-a-dia desse profissional quando trabalha com causas que envolvem bens, valores, partilhas e heranças.

GEOLOGIA

Geologia é a ciência encarregada de estudar a composição, a estrutura e a evolução do globo terrestre.

Logo, cabe ao geólogo, através de escavações e observações meticulosas, inteirar-se dos processos que ocorrem no interior e no exterior da camada rochosa do planeta.

Suas atividades abrangem a localização e avaliação de depósitos minerais, investigação de problemas geológicos, elaboração de projetos de análise e planejamento ambiental, entre outras.

Onde houver depósitos minerais, bacias petrolíferas, vestígios de antigas civilizações, fósseis minerais e animais, lá deverá estar o geólogo para decifrar os sinais perpetuados nos rochedos e nas pedras.

O geólogo pode atuar, basicamente, em seis áreas: mineração, geologia de engenharia, hidrogeologia, geologia de petróleo e geologia ambiental ou magistério.

O mercado de trabalho é composto por universidades, construtoras, empresas de mineração e perfuração, institutos de pesquisa, além de organismos como Petrobrás, Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A Matemática é imprescindível ao trabalho do geólogo que utiliza um sem-número de seus princípios para escavar conhecer e avaliar os segredos do solo e das pedras.

JORNALISMO

A grande função do jornalista consiste em transmitir, de forma clara e objetiva, os acontecimentos que presencia e testemunha.

Embora simples, essa definição abrange as principais atribuições desse profissional, que desempenha um papel da maior importância nos dias de hoje.

Os meios de comunicação são responsáveis pela veiculação de notícias, tendo se transformado, ao longo do tempo, em formadores de opinião pública. Assim, cabe ao jornalista selecionar e apurar os fatos, gerar e veicular as informações de acordo com as necessidades da sociedade. Criatividade, dinamismo e flexibilidade são alguns dos atributos necessários a quem deseja seguir esta carreira, pois a globalização das telecomunicações exige rapidez cada vez maior na veiculação das notícias. Este é também um trabalho para aqueles que têm, de certa forma, o gosto pela aventura.

O jornalista está apto a trabalhar como repórter, redator, editor, assessor de imprensa e apresentador de noticiários de rádio ou televisão.

Os bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo também podem desempenhar outras funções em áreas ligadas à redação, como revisão ou coordenação de textos, organização e administração técnica de serviços ligados à divulgação de notícias, foto-reportagens, diagramação, paginação, arte e editoração.

A Matemática é muito útil ao jornalista que utiliza dados estatísticos em seus trabalhos. Torna-se particularmente importante para aqueles que trabalham em editoriais de economia e política.

MEDICINA

A medicina é a ciência que está mais diretamente ligada à vida. Responsável pela prevenção, detecção e cura das doenças - físicas e psicológicas - que acometem os seres humanos, os médicos, podem se valer, hoje, de diversos avanços tecnológicos e científicos que propiciam a descoberta da cura de muitos males.

As atividades desse profissional estão diretamente relacionadas ao estudo dos fenômenos biológicos do organismo humano, à pesquisa de novos tratamentos e medicamentos e aos exames clínicos de modo geral.

Ao contrário do que acontecia em outros tempos, dispomos hoje de um grande número de profissionais especializados no tratamento de um órgão ou de um sistema de órgãos - o que permite maior aprofundamento e maior conhecimento sobre todos os mecanismos que compõem o corpo humano.

A medicina forma profissionais especializados em pediatria, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, anestesiologia, cirurgia e ortopedia, clínica médica, dermatologia, radiologia, neurologia, psiquiatria, medicina legal, saúde pública, patologia, entre outros ramos.

O médico está apto para trabalhar em hospitais, clínicas, casas de saúdes, sanatórios, escolas, laboratórios, instituições públicas ou recreativas, instituições cientificas e de pesquisas. Pode ainda exercer atividade liberal montando clínica própria.

A matemática esta presente nessa atividade - tão antiga quanto diversificada - e muito contribui para o seu desenvolvimento. Apesar de os médicos não necessitarem do conhecimento pleno dessa ciência, necessitam de conhecimentos inter-relacionados de estatísticas, física e matemática, para que possam alcançar bons resultados em seu trabalho.

AGRONOMIA

A origem dessa ciência está diretamente ligada a uma das mais antigas atividades humanas: a agricultura. Grandes civilizações tiveram início a partir do momento em que o homem aprendeu a cultivar a terra e abandonou a vida nômade. Assim, a agronomia é responsável pela nossa sobrevivência através do uso equilibrado e sustentável, do solo.

Hoje, graças a avanços científicos e tecnológicos, a Agronomia ocupa-se não só do estudo do solo e das sementes, mas também de todo tipo de produção vegetal, bem como da análise das relações entre a natureza e os seres vivos e os meios de produção.

O estudo do solo também compete ao agrônomo, cabendo-lhe investigar sua natureza e conservação, aplicação de adubos, preservação, fertilidade, preparação para semeadura, manejo e adequação para o cultivo de determinadas plantas. Também faz parte de suas atribuições o planejamento, a direção e a execução de serviços relativos a adubação, plantio, combate a pragas, colheita, armazenamento e industrialização de produtos alimentícios de origem vegetal ou animal.

O mercado de trabalho para esse profissional é vasto, e o agrônomo pode trabalhar em fazendas, companhias agrícolas, instituições de pesquisas, empresas de consultoria, indústrias processadoras de alimentos, produtoras de adubos e rações, órgãos de fiscalização e inspeção, cooperativas e sindicatos. O governo, no entanto, é o maior empregador desse profissional e absorve, atualmente, grande parte dos que estão atuando no mercado.

A Matemática ocupa um lugar muito importante no cotidiano dos profissionais dessa área, tanto no cálculo dos componentes químicos destinados à fertilização quanto no dimensionamento das áreas a serem cultivadas.

PSICOLOGIA

A Psicologia dedica-se basicamente ao estudo do comportamento humano. Conhecer as emoções e os problemas das pessoas e ajudá-las a encontrar o equilíbrio e o bem-estar é a principal tarefa do psicólogo.

Os cursos de Psicologia oferecem três áreas de formação profissional aos universitários: clínica, escolar e organizacional.

A Psicologia clínica permite ao terapeuta atuar em hospitais psiquiátricos, instituições de repouso, de reabilitação, ou em clínica própria. Esse profissional está habilitado a auxiliar pessoas ou grupos que necessitem de ajuda para superar dificuldades emocionais.

Na área escolar o psicólogo trabalha com alunos, professores, diretores, funcionários e familiares. Sua principal função é, através de diagnósticos, ajudar a minimizar os problemas relacionados à aprendizagem escolar.

O psicólogo organizacional atua junto a empresas, cuidando para que haja uma relação saudável entre empregados e empregadores.

O mercado de trabalho para o psicólogo é vasto, pois esse profissional, seja qual for o setor em que atua, tem como responsabilidade ajudar as pessoas a restabelecer a saúde mental e encontrar o equilíbrio de suas emoções - tarefa de grande necessidade nos dias conturbados que vivemos.

A Matemática mostra-se importante para o trabalho do psicólogo, principalmente para a análise de dados estatísticos e avaliação de testes.

QUÍMICA

A química é a ciência responsável, basicamente, pelo estudo da matéria - suas propriedades, transformações e leis. Cabe ao químico realizar estudos, ensaios e experiências para criar ou aprimorar processos de transformação da matéria.

Atualmente a química se divide em três áreas: analítica, inorgânica e físico-química (que inclui duas especializações químicas biológicas e química quântica ).

A química está estreitamente ligada a diversas atividades, como: engenharia, agronomia, geologia, ciência da saúde, ciências ambientais, entre outras, fazendo com que o campo de atuação de seus profissionais seja bastante vasto e diversificado.

Como ocorre com as demais ciências, a aplicação dos conhecimentos de um químico pode se dar de duas formas: no campo acadêmico, ou no campo tecnológico. No plano acadêmico, cabe ao profissional ampliar o conhecimento através de estudos e pesquisas; no tecnológico, com a ajuda da tecnologia o profissional dedica-se ao desenvolvimento de novos materiais, tais como medicamentos, combustíveis, perfumes ou cosméticos.

Os cursos de químicas nas universidades são oferecidos em três modalidades: licenciatura, bacharelado cientifico e bacharelado com atribuições tecnológicas ( química industrial ).

O mercado de trabalho para o químico é grande e inclui indústrias, laboratórios de empresas, instituições de pesquisas e universidades ( carreira acadêmica).

O conhecimento da matemática é imprescindível à formação do químico - que depende de cálculos e mais cálculos para o desenvolvimento de suas analises e pesquisas.

Bibliografia: Matemática na escola do segundo grau

Antônio dos Santos Machado

Atual Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse blog?
Deixe aqui seu recado, sua contribuição.