domingo, 20 de março de 2011

Bem vindo ao estudo da Matemática!


"A matemática não é apenas outra linguagem:
é uma linguagem mais o raciocínio;
é uma linguagem mais a lógica;
é um instrumento para raciocinar".
Richard P. Feynman
O Que é a Matemática?
A matemática vem do grego máthēma, que significa "ciência"/"conhecimento" /"aprendizagem". E o matematico mathēmatikós significa "apreciador do conhecimento".
A Matemática é o estudo e classificação de todos os possíveis problemas, e dos meios apropriados para resolvê-los. Matemática é o que os matemáticos fazem.

Objetivos gerais estabelecidos para o Ensino Fundamental
• Valorizar a matemática como instrumental para compreender o mundo à sua volta e de vê-la como área do conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
• Destacar o valor formativo e valor instrumental da matemática e sua validação como ciência.
• Preparar para exercer plenamente e responsavelmente a cidadania; preparar para o trabalho, preparar para vida, capacitar para continuar os estudos e para a autonomia do aprendizado, aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a viver, aprender a fazer.

Competências e habilidades gerais:
- representar e comunicar
- investigar e compreender
- contextualizar sócio-cultural
Competência: capacidade de mobilizar conhecimentos para enfrentar uma situação problema.

Procedimentos para descobrir a solução de problemas
1ª ETAPA : Compreender o problema
• Leia o enunciado.
• Identifique as incógnitas (o que se quer saber).
• Pense nas possíveis relações entre os dados e as incógnitas.
• Se possível, crie um esquema que represente a situação.
2ª ETAPA: Traçar um plano
• Você já resolveu um problema parecido?
• É possível resolvê-lo por partes?
• Quais são as operações matemáticas adequadas para essa situação?
• Todos os dados do problema estão envolvidos no seu plano?
3ª ETAPA: Colocar o plano em pratica
• Ao executar o plano, explique cada um dos passos e tente responder: O que eu obtenho com esse passo?
• Ao encontrar dificuldades, volte ao princípio e reordene as idéias.
4ª ETAPA: Comprovar os resultados
• Leia o enunciado novamente e verifique se o que foi perguntado é o que foi respondido.
• Há algum outro modo de resolver esse problema?

George Polya


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse blog?
Deixe aqui seu recado, sua contribuição.