terça-feira, 28 de junho de 2011

Objetos de Aprendizagem

O que são objetos de Aprendizagem?

Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que servem de ferramenta pedagógica para o professor. Eles são desenvolvidos por grupo de alunos, professores, pesquisadores e o seu uso em sala de aula permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio. Encontramos objetos de aprendizagem para várias disciplinas, mas o que precisamos realmente reavaliar são as práticas tradicionais que tem se mantido, mesmo com a utilização de novas tecnologias. É necessário contextualizar o trabalho pedagógico desenvolvido e embasá-lo em um planejamento coerente e com objetivos claros.

 Segundo Singh citado por Bettio e Martins (2001), um objeto de aprendizagem para ser bem estruturado é dividido em três partes bem definidas:
- Objetivos: esta parte do objeto tem como intenção demonstrar ao aprendiz o que pode ser aprendido a partir do estudo desse objeto, além do prérequisito para um bom aproveitamento do conteúdo.
- Conteúdo instrucional: parte que apresenta todo o material didático necessário para que no termino o aluno possa atingir os objetivos definidos.
- Prática e feedback: uma das características importantes do paradigma objetos de aprendizagem é que a cada final de utilização julga-se necessário que o aprendiz verifique se o seu desempenho atingiu as expectativas.

 Onde podemos usá-los?

MATEMÁTICA

Um comentário:

  1. Olá Luciaria!

    Seu blog está bem implementado. Aproveite este espaço para contribuir com outras pessoas, divulgando suas descobertas, experiências, etc.

    Gostei de ver, também, que atua na área da Educação Matemática, pois tem um especialização e menciona a Matemática em um item de Menu.

    Também, sou professora de matemática e sei que precisamos de muito investimento para desenvolver melhor o pensamento e o "gostar" de matemática.

    Um abraço
    helena

    ResponderExcluir

Gostou desse blog?
Deixe aqui seu recado, sua contribuição.