quinta-feira, 23 de junho de 2011

Tecnologia Assistiva para Limitação na Comunicação

O que é PECS?

PECS - Sistema de Comunicação por Figuras (Picture Exchange Communication System) - De forma a facilitar o uso e organização, aqui encontram todo o material disponivel de PECS! Os PECS são muito importantes na vida de um autista. Quer para autistas verbais como não verbais, são uma forma de comunicação excelente! De comunicação e organização! Inclusivé uso para o meu menino mais velho, que adora!

As PECS são indicadas para pessoas que tem uma limitação na comunicação e se comunica utilizando símbolos. Agora o desafio será realizar uma atividade de escrita utilizando símbolos.

Estes são usado na elaboração de Carta Enigmática utilizando símbolos de comunicação alternativa.

Para esta atividade utiliza-se símbolos PECS. Neste site http://pecsemportugues.blogspot.com/ você encontrará pranchas já prontas para serem utilizadas como pranchas de comunicação alternativa. Uma prancha é utilizada para comunicação de diferentes formas os sujeitos podem se comunicar: olhando, apontando, fazendo gestos, emitindo sons ou respondendo questões de forma afirmativa ou negativa.

Na elaboração da carta ennigmática precisa-se de alguns desses símbolos, então navegue nesse site, e salve as pranchas que achar mais adequadas para sua carta. Lembre-se para salvá-las no seu computador, para isso basta clicar sobre a imagem com o botão direito do mouse, e escolher a opção para a salvar imagem. Crie uma pasta para todas as imagens que desejar. O segundo passo será, utilizando um editor de imagens da sua preferência, como por exemplo o Paint, recortar da prancha selecionada as imagens desejadas, salvando-as com outro nome. Por exemplo, selecionamos a prancha sobre comidas e salvamos duas imagens separadas para usar na atividade.

Quando tiver selecionado todas as imagens que desejar,  inicie a construção da Carta Enigmática.

Abra um editor de texto da sua preferência e crie sua carta inserindo símbolos em lugar de palavras. Se precisar pode utilizar também palavras.

Veja dois modelos que fiz:

Quer saber mais sobre este assunto e continuar a refletir sobre a comunicação alternativa/aumentativa, faça a leitura do capítulo 5, do Livro Atendimento Educacional Especializado. E não deixe de visitar este site: http://www.acessibilidade.net/

Um comentário:

  1. Adorei o seu blog, vou fazer o curso Curso de Técnico em Informática à Distância, pois este enriquecerá meus conhecimentos de Informática.

    ResponderExcluir

Gostou desse blog?
Deixe aqui seu recado, sua contribuição.